segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Importância das Diretrizes em nossas vidas

Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros” Pv. 11:14 – NVI

Quando Deus chama Abraão e faz a promessa que dele faria uma grande nação, essa promessa se cumpre centena de anos depois com a saída do povo do cativeiro egípcio por meio de Moisés. Ao chegarem no monte Sinai, o Senhor declara seu desejo de fazer de Israel “...um reino de sacerdotes e uma nação santa...” ( Ex. 19:6 ), porém “ ...se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança...” ( Ex.19:5 ). Essa era a condição estabelecida por Deus, guardar sua aliança, seus decretos, suas ordenanças.

Após esse episódio, o Senhor entrega a Moisés no monte Sinai o decálogo e juntamente com ele uma série de leis, normas de conduta, diretrizes escritas, que tinham como finalidade formar os princípios e valores do povo de Israel, segundo a sua maneira, seu propósito, sua perspectiva ( Ex. 20 – 23 ).
O conjunto de princípios e valores recebidos em nossas vidas, colocados em prática diariamente, formará em nós os hábitos. O conjunto de hábitos praticados no decorrer de nossas vidas formará em nós o Caráter.

Temos um entendimento que os princípios e valores são conceitos extremamente corretos, porém isso não é verdade em sua totalidade na sociedade em que vivemos, pois um indivíduo pode ter princípios equivocados e valores destorcidos, segundo o legado ou ensino recebido.

As normas de conduta e/ou diretrizes que recebemos em nossas vidas, segundo a palavra de Deus, nem sempre são agradáveis aos nossos olhos. Muitas vezes darão o aspecto de “legalismo, imposição, inflexibilidade”, porém nos ajudarão a crescer e formar nosso caráter, como o caráter de Cristo. Aqueles que não aceitam uma palavra de repreensão em amor, possuem as seguintes características:

#1: Não estão enxergando os seus erros; ( 2 Sm. 11 e 12 – Ex.: O Pecado de Davi ).
#2: Enxergam o seus erros, porém por algum motivo não admiti-os; ( At. 5:1-11 – Ex.: Ananias e Safira ).
#3: Não enxergam a autoridade na vida daqueles que o repreende; ( Lc. 4:14-30 – Ex.: Jesus e os fariseus ).

Que Deus nos livre de todo engano, e que possamos por meio de sua palavra entender e obedecer seus princípios e valores, escutar os conselhos de homens e mulheres cheios do Espírito Santo, que nos ajudam a formar nosso caráter cada dia mais, como o caráter de Cristo.

“Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso” Pv. 13:18 – NVI

“Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho ? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura” Pv.22:29 – NVI

No amor de Cristo,

Fabio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário